Óleo Essencial de Melaleuca Tea Tree: da planta ao óleo essencial

Óleo Essencial de Melaleuca Tea Tree: Confira este artigo que preparamos explicando tudo que você precisa saber para utilizar o produto.

SAÚDE EMOCIONAL SAÚDE FÍSICA SAÚDE ESPIRITUAL

9 min read

O óleo essencial de melaleuca (ou tea tree) é um dos mais práticos e eficientes óleos essenciais do mundo. Ele já é utilizado há séculos, principalmente no tratamento contra bactérias e fungos. Com o passar dos anos, cada vez mais propriedades foram sendo descobertas sobre o produto.

A árvore que dá origem a ele é conhecida como árvore do chá (tea tree) ou melaleuca. Ela pode não ser muito discutida pelos brasileiros, mas é muito famosa ao redor do mundo, principalmente em seu país de origem, a Austrália. Lá, ela é uma das principais plantas utilizadas pelas tribos aborígenes Bundjalung, que usavam bastante o macerado do vegetal para aliviar as dores. Além disso, também gostavam de tomar banho no lago repleto de folhas caídas da árvore do chá, pois assim se sentiam relaxados.

Hoje em dia, a melaleuca também é cultivada na América do Sul, na Ásia e na Europa, geralmente em regiões com pântanos e mangues.

No texto de hoje, nós iremos explicar melhor sobre a árvore do chá, as propriedades e benefícios do óleo essencial de tea tree, como usá-lo e diversas outras informações relevantes sobre esse produto natural tão querido.

Quais são as espécies de tea tree?

A árvore do chá pertence à mesma família da jabuticaba, a Myrtaceae. Ela possui duas espécies mais utilizadas para a saúde: a Melaleuca alternifolia e a Melaleuca leucadendron. As duas são usadas tanto para tratamentos médicos quanto estéticos.

A Melaleuca alternifolia é a mais utilizada para produtos da aromaterapia e cosméticos. Seu óleo essencial é o mais comercializado, pois possui um alto volume de terpinen-4-ol, que é o maior responsável pelos benefícios antibacterianos e antifúngicos.

Já a Melaleuca leucadendron é mais usada em produtos antissépticos e analgésicos, pois seu princípio ativo é o cineol. Quando o óleo é aplicado, ele ajuda a reduzir dores musculares ou originadas de reumatismo.

Quais são as propriedades do óleo essencial de melaleuca?

A partir de agora, daremos mais ênfase no óleo essencial de melaleuca feito a partir da espécie Melaleuca alternifolia, já que é o mais usado e comercializado, como mencionamos.

Estudos realizados através dos anos mostraram suas grandes propriedades antimicrobianas, que têm a capacidade de reduzir os danos nas membranas celulares. Isso faz com que ele seja ótimo no tratamento de problemas superficiais, como candidíase, acne, micose, entre outros.

Como dissemos, é o terpinen-1-ol que proporciona a maior parte de suas propriedades benéficas ao ser humano. Para você ter uma ideia, o óleo é composto por cerca de 30% a 40% dessa substância.

É por isso que ao ser comparado com outros ativos terapêuticos, como o fenol, o óleo essencial de melaleuca é superior, além de ser mais saudável tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente. Afinal, os óleos essenciais vêm de fontes limpas, são biodegradáveis e agem de forma mais poderosa por serem 100% naturais.

Outras pesquisas científicas também descobriram que o óleo essencial de tea tree é eficaz contra diversos microorganismos, como: o fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal e oral; a bactéria Staphylococcus aureus, que causa furúnculos, infecções dermatológicas, pneumonia etc; e outra bactéria chamada Escherichia coli, que é responsável por causar meningite, diarreia e infecção urinária.

A composição química do óleo é muito poderosa, o que faz com que as bactérias e fungos não tenham capacidade de resisti-lo ou adaptar-se a ele. Assim, elas acabam sendo eliminadas.

Quais são os benefícios do óleo essencial de melaleuca e como aproveitá-los?

Você já entendeu o poder do óleo essencial de tea tree, agora iremos mostrá-lo de forma mais específica em seu uso prático. Abaixo, colocaremos os benefícios e os modos de uso sugeridos para cada um deles.

Antes disso, porém, precisamos explicar um pouquinho melhor sobre como os óleos essenciais são feitos e por quê eles são tão saudáveis.

Para começo de conversa, os óleos essenciais são substâncias extraídas diretamente das plantas, ou seja, elas são totalmente de origem vegetal e por isso já são bem mais saudáveis do que outros produtos feitos com químicos prejudiciais ao ambiente e ao organismo.

Esses óleos são muito benéficos à saúde do ser humano de diversas formas, especialmente pela aromaterapia, que é a técnica natural de usar o aroma e suas partículas liberadas para estimular várias áreas do cérebro. Existem estudos feitos sobre a aromaterapia que comprovam como ela realmente é eficiente para aliviar ansiedade e outros problemas.

Dependendo das propriedades de cada óleo essencial, eles podem servir desde para estimular a mente, como para cicatrizar, eliminar fungos e bactérias, limpar o corpo, conservar alimentos, repelir insetos, acalmar e desinfetar. Existem óleos com ações bem diversas e específicas, por isso sempre analise bem qual é a planta referente.

O óleo essencial de melaleuca é extraído a partir de um processo conhecido como destilação. Nesse processo, vapor d’água é passado entre as folhas secas da árvore, o que faz com que ele arraste o óleo contido no interior das glândulas do tea tree até o condensador, extraindo o óleo essencial.

Vale lembrar que os óleos essenciais devem sempre ser diluídos em algum óleo vegetal ou outra substância antes de serem aplicados na pele, pois são super concentrados e podem gerar queimaduras. Além disso, eles não foram feitos para serem ingeridos. Então, nada de bebê-los, certo?

Confira a seguir como usar o óleo essencial de melaleuca para aproveitar bem seus benefícios poderosos:

  • Contra herpes: aplicar o óleo diluído diretamente sobre as feridas usando algodão, todos os dias durante uma semana.

  • Contra acne: pode aplicá-lo na acne ou junto à água morna, enxaguando depois. Também pode colocar algumas gotas junto ao sabonete no momento de lavar a pele.

  • Contra bolhas: lave bem a região com as bolhas, depois aplique o óleo com um algodão de 2 a 4 vezes por dia, no máximo por 4 dias. Além disso, também é possível adicionar uma gaze úmida com o óleo sobre a área de bolha, deixando por cerca de 12 horas.

  • Contra infecções bucais: tem afta, sapinho ou mau hálito? Você pode adicionar algumas gotas do óleo no seu gargarejo com água morna ou na pasta de dente.

  • Contra picadas de insetos: é só aplicar o óleo essencial de melaleuca diariamente até a ferida melhorar, com o auxílio de um algodão.

  • Contra queimaduras: além de colocar a água fria corrente na queimadura, você também pode aplicar o óleo essencial diretamente na região 2 vezes por dia durante cerca de 3 a 4 dias.

  • Contra micose: você pode adicionar a substância tanto em óleo vegetal quanto em hidratante corporal para aplicá-la na micose uma vez ao dia, no mínimo. Além disso, pode adicionar gotas do óleo em água morna e deixar os pés de molho dentro da mistura durante 20 minutos ao dia.

  • Contra dores no ouvido: adicione de 2 a 3 gotas do óleo (sempre diluído, não se esqueça) na área externa do ouvido, massageando a área.

  • Contra caspa: o óleo essencial de tea tree não serve apenas para caspa, mas também para outros problemas no couro cabeludo, como secura, oleosidade, coceira e até queda capilar. Para o tratamento, basta adicionar de 2 a 4 gotas do óleo a cada 100ml de shampoo neutro.

  • Contra assaduras: além de tratar assaduras em adultos, o óleo essencial de melaleuca também serve para aliviar as assaduras em bebês. Para isso, coloque de 2 a 3 gotas no óleo vegetal e aplique na pele assada.

  • Contra psoríase: tanto a psoríase quanto o eczema podem ser tratados com a ajuda do óleo essencial de tea tree. Basta mergulhar a parte do corpo afetada (ou o corpo inteiro) em um recipiente com água e gotas do óleo essencial (se for banhar o corpo na banheira, pode colocar uma colher de chá).

  • Contra piolhos: crianças costumam ter piolho com facilidade e o óleo essencial de melaleuca pode ajudar a eliminá-los. Para isso, adicione cerca de 10 gotas do óleo em 60ml de shampoo infantil. Além de destruir os piolhos, o produto também alivia as inflamações causadas pelos bichos.

  • Contra cortes: lave a área cortada e aplique o produto ali de 2 a 3 vezes no primeiro dia, depois apenas 2 vezes durante o resto da semana.

  • Contra pulgas: não é difícil encontrar nossos animaizinhos de estimação com pulgas, o que causa muito desconforto para os bichinhos. Por isso, você pode ter ajuda do óleo essencial de tea tree para eliminá-las. Basta adicionar 10 gotas do produto em 230ml de óleo vegetal, preferivelmente em óleo de coco. Assim, massageie o pelo do pet com a mistura. Faça todos os dias até perceber que ele está sem pulgas. Se preferir, pode borrifar no pelo em vez de aplicar diretamente.

  • Contra problemas nas unhas: está com irregularidades na unha ou algum tipo de micose ali? Saiba que é possível colocar gotinhas do óleo essencial de melaleuca em um cotonete e aplicar no local após higienizá-lo – uma dica é fazer isso depois do banho.

  • Para desinfetar a casa: quer fazer aquela limpeza caprichada na casa e desinfetá-la ao mesmo tempo, de forma natural sem os componentes tóxicos encontrados em produtos de limpeza habituais? Então, aproveite os óleos essenciais. Além do óleo essencial de melaleuca, você também pode usar o óleo essencial de lavanda. É só adicionar cerca de 20 gotas em um copo de água cheio e usar a mistura nos panos (ou o que você quiser) para higienizar a casa.

  • Para amaciar e desinfetar roupas: deseja deixar suas roupas cheirosas, macias e sem bactérias ou fungos? Então, coloque uma colher de chá do óleo essencial de tea tree na máquina quando for lavar suas peças.

  • Para repelir insetos: quer afastar aqueles insetos indesejados que além de poderem transmitir doenças também incomodam demais? Basta adicionar 15 gotas de óleo essencial de tea tree em 250ml de água dentro de um borrifador. Dessa forma, é só borrifar a mistura no local da casa mais incomodado pelos insetos. Vale lembrar que essa opção não é tão efetiva quanto os dedetizadores de mercado, mas são menos agressivos aos seres humanos e aos pets.

Além desses benefícios práticos, também é possível utilizar o óleo essencial de melaleuca em difusores de aroma para aliviar os sintomas da ansiedade e depressão. Ao inalá-lo, você pode se sentir mais calmo e tranquilo.

É importante reforçar que você não deve substituir tratamentos receitados por profissionais da saúde em favor dos óleos essenciais. Os produtos devem servir mais como um complemento e auxílio. Além disso, é interessante tirar as dúvidas com seu médico sobre o uso dos óleos para você, pois ele saberá se você tem alguma contraindicação.

Existem contraindicações para o óleo essencial de tea tree?

Óleo Essencial de Melaleuca

Já que começamos a falar sobre isso, vamos especificar melhor quem não deve utilizar o óleo essencial de melaleuca sem antes procurar um médico. Veja a seguir esses grupos:

  • Gestantes e lactantes;

  • Pessoas com peles sensíveis;

  • Indivíduos com doenças crônicas;

  • Aqueles que estão fazendo tratamento médico ou usando remédios controlados.

No geral, não existem problemas no uso correto dos óleos essenciais, mesmo nos casos citados acima, mas para ter ainda mais segurança, é importante tirar essa dúvida com seu médico.

Existem efeitos colaterais para o óleo essencial de melaleuca?

Na maioria dos casos, o óleo essencial de melaleuca tea tree é muito bem aceito pelo corpo. A ocorrência de efeitos colaterais é rara, mas não impossível. Entre os principais, estão:

  • Irritação na pele;

  • Vermelhidão;

  • Coceira;

  • Reação alérgica;

  • Queimação ou secura.

Lembrando que os óleos essenciais nunca devem ser ingeridos ou aplicados puros na pele!

Caso ele entre em contato com os olhos ou outra região sensível, enxague com bastante água e se a irritação não melhorar, vá até o médico.

Viu como a natureza sempre pode nos ajudar de forma saudável e poderosa? O óleo essencial de melaleuca ou tea tree é uma alternativa saudável que não agride o meio ambiente e o seu corpo. Ele proporciona ações antibacterianas, antifúngicas e antissépticas, além de trazer mais calma e tranquilidade.

Quer comprar o óleo essencial de melaleuca tea tree com condições especiais e preços justos?

Você pode contar com a Faume para isso! Nós temos os melhores óleos essenciais, 100% naturais e com qualidade e procedência garantidas.

Além disso, sempre temos ofertas para produtos diferentes e preços especiais para São Paulo.

Acesse agora mesmo nossa loja. É só clicar aqui e conferir tudo o que podemos lhe oferecer!

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco por qualquer um de nossos canais de atendimento.

Aproveite também e veja este vídeo do Dr. Dayan Siebra sobre o uso de óleos essenciais.

Até o próximo artigo!

Camila Miranda | Faume