Óleo Essencial de Ylang Ylang: da planta ao óleo essencial

Óleo Essencial de Ylang Ylang: Confira este artigo que preparamos explicando tudo que você precisa saber para utilizar o produto.

SAÚDE EMOCIONAL SAÚDE FÍSICA SAÚDE AMOROSA

10 min read

Até o próximo artigo!

Camila Miranda | Faume

O ylang ylang (Cananga odorata) já chama a atenção pelo seu nome, certo? Tal nome é derivado da Malásia, significa “flor das flores” e simboliza o modo ao qual as flores da árvore pendem de seus galhos. Sua árvore é conhecida como “coroa do Oriente” por ter belas pétalas amarelas em formatos ovais, pontudas e com um design natural bem elegante.

A árvore do ylang ylang é nativa dos países que são banhados pelo Oceano Índico, como as Filipinas, a Malásia, a Índia, a Indonésia e até a Austrália. Há séculos, o óleo essencial de ylang ylang já era utilizado para tratar os cabelos. Além disso, uma tradição da Indonésia é espalhar pétalas de ylang ylang pela cama de casais recém-casados na sua noite de núpcias. Isso faz sentido principalmente porque a flor é muito relacionada a propriedades afrodisíacas.

Foi apenas no século XIX, na Exposição Mundial de Paris, que o ylang ylang foi apresentado como perfume e por muito tempo essa foi a sua forma mais conhecida. O super famoso perfume Chanel nº5 contém a planta em sua composição. Não é à toa, pois o ylang ylang possui um cheiro frutado, doce e suave.

Nos dias de hoje, apesar de ainda usarem muito o ylang ylang para perfumes, o seu uso mais comum é como óleo essencial de ylang ylang. No texto de hoje, iremos apresentar as características tanto da planta quanto do óleo essencial, além de suas propriedades, benefícios e muitas outras informações importantes para você saber antes de comprar o produto.

Quais são as características da planta ylang ylang?

A árvore, que é mais chamada de cananga, pode chegar a ter 20 – 25 metros de altura, de folhagem perene. Ela cresce bem em locais elevados com um solo seco, mas se aproveita bem das chuvas de primavera. Além disso, ela gosta de sombra e consegue florescer durante o ano inteiro.

Suas folhas são ovais e suas melhores flores para a produção de óleo são as amarelas-esverdeadas. No entanto, é possível também encontrar flores rosas, roxas e malvas. A sua colheita para o óleo essencial é mais produtiva se ocorrer nas estações de outono e na primavera, época em que suas flores desabrocham.

Para completar as características, a árvore é considerada de madeira frágil e hoje em dia já é encontrada em muitos mais lugares devido ao transporte de suas mudas ao redor do mundo. No Brasil, ela apareceu apenas em 1920, quando era chamada de Kananga do Japão.

Como o óleo essencial de ylang ylang é extraído?

Os óleos essenciais são substâncias extraídas diretamente das plantas. Isso significa que elas são super concentradas e 100% de origem vegetal. Por isso são bem mais saudáveis do que outros produtos feitos com químicos prejudiciais ao ambiente e ao organismo.

Com a crescente busca de produtos voltados para o bem-estar, os óleos essenciais ganharam muito mais espaço na vida cotidiana das pessoas. Não é algo esotérico. A sua eficiência está comprovada por estudos que mostram como a utilização de óleos essenciais realmente é eficiente para aliviar ansiedade, estresse e outros problemas.

O óleo essencial de ylang ylang é extraído a partir da destilação a vapor. Nesse processo, o vapor d’água é passado entre as flores, e isso faz com que ele arraste o óleo contido no interior das glândulas do ylang ylang até o condensador, o que extrai o óleo essencial.

Aqui vale ressaltar um ponto interessante. Existem algumas variedades de óleos essenciais de ylang ylang – I, II, III, destilação completa e a extração do óleo essencial via CO2. Ocorre que a destilação deste óleo essencial acontece de forma fracionada, acarretando diferentes estágios da destilação. De forma simples, podemos retratar o processo de destilação em períodos ou frações. Neste caso, a destilação do óleo na primeira fração (1 hora do ínicio da destilaçã), resulta em concentrações maiores de ésteres – fração denominada extra – utilizada pela indústria do perfume.

  • O ylang ylang I é obtido após 3 horas de destilação.

  • Indicados pelas suas propriedades calmantes, regeneradoras da pele. Utilizado também para estados de ansiedade, stress e insônia.

  • O ylang ylang II é obtido após 6 – 6 horas de destilação.

  • Possui as propriedades do ylang ylang I e também tem a ação anti-inflamatória.

  • O ylang ylang III é obtido nas últimas 9 – 10 horas de destilação.

  • Possui um aroma menos intenso que o ylang ylang I e tem propriedades anti-inflamatórias.

  • O ylang ylang completo é o resultado de 15 horas de destilação, sem fracionamento, ou a mistura das frações anteriores na mesmo percentual.

  • Possui todas as propriedades anteriores.

Vale lembrar que todas frações do óleo essencial de ylang ylang possuem uma ação considerada afrodisíaca.

#faumecomenta Vale incluir um comentário aqui:

Não é comum atualmente encontrarmos empresas comercializando o óleo esencial de ylang ylang com essas frações mencionadas acima. Até o momento temos a Laszlo, que oferece no mercado essa variedade de óleos essenciais.

Particularmente vejo como algo positivo por vários motivos. Um deles por permitir que o consumidor tenha o poder de escolha e além de possibilitar uma compra mais assertiva e de valores, que gosto de chamar de investimento, que são correspondentes a cada situação e uso.

Óleo essencial de ylang ylang: para que serve?

Óleo Essencial de Ylang Ylang

O óleo essencial de ylang ylang é está na lista dos mais queridos da aromaterapia. Afinal, suas propriedades são incríveis e muitas delas já foram comprovadas em estudos científicos. Conheça a seguir os benefícios e para que serve esse produto:

Aumenta a autoestima

Um estudo publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP, em 2014, apontou que o óleo essencial de ylang ylang tem a capacidade de aumentar a autoestima das pessoas se for usado regularmente em aplicação na pele ou por inalação.

Reduz o estresse e a pressão sanguínea

Um estudo coreano, publicado em 2006, misturou o uso dos óleos essenciais de ylang ylang, lavanda e bergamota por inalação uma vez ao dia durante 4 semanas. Nos resultados, o pesquisador concluiu que a aromaterapia feita com esses óleos é sim efetiva na redução do estresse psicológico, assim como na diminuição de cortisol (hormônio do estresse) e na pressão sanguínea de pessoas que sofrem com hipertensão.

Age contra problemas de pele

Em uma pesquisa sul-africana publicada em 2017, os acadêmicos concluíram que o óleo essencial de ylang ylang é eficiente na atuação contra um fungo chamado Candida albicans, que pode causar infecções.

Isso provavelmente ocorre porque a flor possui linalol, um composto que é repleto de propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Por isso, muitas pessoas também o utilizam para tratar acne, outros tipos de dermatite, eczema, entre outros problemas.

Atua como afrodisíaco

O óleo essencial de ylang ylang é considerado como um dos melhores óleos essenciais afrodisíacos, pois essa é uma propriedade tradicional utilizada há séculos. Muitas pessoas a utilizam contra a frigidez e as disfunções sexuais.

No entanto, mais estudos precisam ser feitos para analisar os compostos que permitem esses benefícios e qual é o real grau de eficácia deles.

Fortalece e nutre os cabelos

Outra tradicional vantagem do ylang ylang para o ser humano. Ele é capaz de fortalecer qualquer tipo de cabelo, assim como ajuda na nutrição, na melhora do volume e na tonificação dos fios.

Ajuda a evitar convulsões

Um artigo feito em Birmingham por um médico e uma aromaterapeuta chegou à conclusão que o óleo essencial de ylang ylang pode agir como um anticonvulsivo, ou seja, pode servir para evitar convulsões em pessoas epilépticas.

No entanto, ainda é recomendável buscar ajuda médica para remédios mais específicos para o problema. Afinal, O ylang ylang é melhor como um complemento ao tratamento e não como o único tratamento.

Fortalece os chakras

Com relação às propriedades esotéricas e vibracionais, o óleo essencial de ylang ylang é capaz de atuar no chakra do umbilical, no chakra solar e no chakra do coração. Além disso, ele também favorece a criatividade, o entusiasmo e o relaxamento.

Óleo essencial de ylang ylang: como usar?

Assim como a grande maioria dos óleos essenciais, o de ylang ylang pode ser usado de modos bem variados.

Antes de citar algumas formas de utilização, vale lembrar dos cuidados que devemos ter com o uso de qualquer óleo essencial. O óleo essencial de ylang ylang apresenta um risco de sensibilização na pele e deve ser usado com cautela, principalmente em peles muito sensíveis. E utilizar em crianças apenas com a orientação de um profissional da saúde.

Conheça a seguir as principais formas de utilização:

  • Aplicação na pele: é muito importante lembrar que os óleos essenciais nunca devem ser aplicados diretamente na pele, pois são super concentrados e podem causar manchas ou queimaduras. Sendo assim, utilize a concentração de 1% – cerca de 11 gotas – de óleo essencial de ylang ylang para 50 ml de óleo vegetal ou creme neutro, antes da aplicação;

  • Por inalação: a forma mais indicada para uma inalação direta é pingar de 1 a 2 gotas do óleo essencial no seu aromatizador pessoal, geralmente um colar difusor. Além disso, você pode adicionar umas 2 gotinhas em um pano ou algodão;

  • No cabelo: como já dissemos, o ylang ylang tem muitas propriedades boas para tratar as madeixas. Por isso, você pode diluir o óleo essencial na sua máscara de tratamento capilar preferida, basta pingar 5 gotinhas lá e seguir as instruções do fabricante do produto;

  • Em massagens: o óleo essencial de ylang ylang pode contribuir para ótimas massagens relaxantes. Então, dilua de 1 a 3 gotas do óleo essencial para cada colher de sopa do óleo vegetal;

  • Para o ambiente: você pode utilizar de 5 a 10 gotas em um aromatizador de ambiente, seja um de tomada, ou um de vela;

  • Para banhos: tem uma banheira? Então, você pode aproveitar um ótimo e relaxante banho com o óleo essencial de ylang ylang. Para isso, basta adicionar de 2 a 20 gotas do óleo essencial de ylang ylang – é importante você mesmo testar e avaliar como se sente

#faumerecomenda – comece com poucas gotas e vá adicionando aos poucos. Como? Faça a diluição do óleo essencial em óleo sabonete líquido, de preferência neutro, sem perfume e a base de glicerina. Misture bem e despeje na água da banheira. Não tem banheira? Isso não é um problema!

Faça o mesmo processo em um recipiente a parte. Pegue uma bacia de cerâmica, por exemplo, e adicione a mistura de óleo essencial e sabonete líquido neutro. Em seguida, coloque a água, que pode ser do chuveiro mesmo, e passe pelo corpo, tomando o banho e aproveitando os benefícios;

  • Na compressa: muitas pessoas gostam de utilizar compressas para aliviar dores no corpo. Para explorar o ylang ylang nessa função, é preciso diluir cerca de 5 a 6 gotas em ½ litro (500ml) de água;

Lembre-se sempre de armazenar seu óleo essencial de ylang ylang de forma adequada em um local que seja fresco, mas sem luz solar direta. O melhor recipiente é aquele que vem de fábrica, de vidro opaco.

Os óleos essenciais costumam ter uma vida útil longa, o que permite que você faça lotes dos produtos para durar ainda mais tempo. Mesmo assim, preste atenção na data de validade.

O óleo essencial de ylang ylang combina com outros óleos essenciais?

A resposta é um grande SIM! É possível usar o óleo essencial de ylang ylang juntamente com vários outros óleos essenciais para finalidades variadas. Uma categoria de finalidades bem comum atualmente é aquela voltada para o romantismo, intimidade e relaxamento. O que nos remete ao tradicional valor que o ylang ylang tem dentro dos óleos essenciais afrodisíacos.

Conheça algumas receitas com o ylang ylang e outros óleos essenciais variados a seguir:

  • Para dormir bem: para aproveitar uma boa noite de sono, você pode colocar 1 gota de óleo essencial de ylang ylang, 1 gota de óleo essencial de bergamota e 2 gotas de óleo essencial de lavanda dentro de um aromatizador para ambiente;

  • Para estimular o amor próprio: em 3 colheres de sopa de óleo vegetal da sua escolha (o sugerido é de amêndoas doce), adicione 1 gota de óleo essencial de ylang ylang, 1 gota de óleo essencial de sálvia sclarea, 3 gota de óleo essencial de petigrain e 1 gotas de óleo essencial de palmarosa. Espalhe a mistura pelo seu corpo após tomar banho e massageie com suavidade.

  • #faumerecomenda – Para um clima romântico: quer criar aquele ambiente íntimo e romântico? Então, nossa sugestão é utilizar o aromatizador elétrico de ambiente e adicinonar 1 gota de óleo essencial de ylang ylang, 2 gotas de óleo essencial de laranja doce e 1 gota de óleo essencial de canela.

Quais são as contraindicações para o óleo essencial de ylang ylang?

Não existem muitas contraindicações para o óleo essencial de ylang ylang. Já comentamos no cuidado ao passar na pele, não usar em crianças, sem acompanhamento médico. No entanto, é sempre bom evitar utilizar o produto se você está grávida, tem pressão baixa ou possui muitas alergias. Procure um aromaterapeuta ou um médico para fazer um acompanhamento.

Também é importante mencionar que os óleos essenciais são tóxicos para animais, então mantenha-os longe do alcance dos bichinhos. A mesma indicação vale para crianças.

Quais são os efeitos colaterais do óleo essencial de ylang ylang?

Se for usado corretamente, é muito difícil aparecer algum efeito colateral. Contudo, para pessoas que têm o organismo mais frágil e vulnerável ou usam o produto de forma exagerada, pode ser que os seguintes efeitos colaterais apareçam:

  • Dor de cabeça;

  • Náuseas;

  • Alergias;

  • Pressão baixa em hipotensos;

  • Dermatite, queimaduras, manchas ou irritações na pele (se for aplicado diretamente sem diluir em óleo vegetal primeiro).

Como você aprendeu durante o texto, o óleo essencial de ylang ylang, assim como praticamente todos os óleos essenciais, são alternativas naturais para diversos tratamentos. Logicamente, não substitua nenhum medicamento receitado por um médico pelos óleos essenciais sem antes consultar o seu médico.

De qualquer forma, é sempre importante conhecer o que a natureza pode nos oferecer para colaborar na saúde física e mental, sem agredir o meio ambiente e o nosso corpo. Além de deixar o ambiente agradável e aconchegante, do nosso jeitinho.

Aproveite e confira nossa seleção de óleos essenciais e kits para você preparar seu momento e ambiente. Confira nossas ofertas!

Quer comprar o óleo essencial de ylang ylang com condições especiais e preços justos?

Você pode contar com a Faume para isso! Nós temos os melhores óleos essenciais, 100% naturais e com qualidade e procedência garantidas.

Além disso, sempre temos ofertas para produtos diferentes e preços especiais para São Paulo.

Acesse agora mesmo nossa loja. É só clicar aqui e conferir tudo o que podemos lhe oferecer!

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco por qualquer um de nossos canais de atendimento.

Aproveite também e veja este vídeo do Dr. Dayan Siebra sobre o uso de óleos essenciais.